sábado, 24 de setembro de 2011

Pedra Azul, Capelinha, Jequitinhonha e Minas Novas concorrem ao novo Campus da UFVJM

Após polêmica sobre a abertura de novos campis fora do eixo Mucurí e Jequitinhonha, a UFVJM estuda a possibilidade de abrir um novo campus na região do Jequitinhonha, seria uma medida de contornar a situação incômoda criada pela MEC e Governo Federal.

A questão agora é, onde instalar o novo campi da UFVJM?

O Vale do Jequitinhonha é subdividido e 5 micro-regiões representadas por 5 cidades pólos, são elas: Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina e Pedra Azul.

Lideranças do Médio Jequitinhonha, saíram na frente na petição junto a reitoria da universidade, porém tem o contraponto, que possivelmente irá impedir a instalação nas cidades cogitadas que são Araçuaí e Almenara, isto porque ambas as cidades pólos já possuem instituições Federais de ensino, os IFET's, que proporcionam cursos técnicos gratuitos, o que tornaria incoerente instalar mais instituições federais nessas cidades, enquanto há outras cidades pólos sem nenhuma.

Outras cidades são cogitadas como Pedra Azul e Jequitinhonha, cidades importantes do Vale.
A Micro-região de Pedra Azul, possui como influência para aspirar ao novo campi, suas cidades mais populosas, como Itaobim com 21 mil habitantes e Medina com 20 mil habitantes, além de Pedra Azul com quase 25 mil.

No Alto Jequitinhonha há possibilidade da instalação em Capelinha e Minas Novas, estas cidades tem boas chances, já que não há universidades nem IFET's na região, porém ainda não houve mobilização política, nem pedido junto a reitoria da UFVJM a respeito da possibilidade.

A decisão sobre a abertura de novos campis em Janaúba e Unaí, será dia 07/10, em reunião do CONSU da UFVJM, em Diamantina. Muitas cidades colhem assinaturas contrarias a essa instalação. Algumas farão caravanas para participar da reunião que é aberta ao público.

Se a UFVJM decidir por abrir os novos campi's no vale, seja Pedra Azul, Jequitinhonha, Capelinha ou Minas Novas, ou até mesmo Almenara ou Araçuaí, o importante é que o Vale do Jequitinhonha, só tem a ganhar.

Ajude a sua cidade a ser contemplada.

Envie um e-mail dizendo:

Queremos o novo Campi da UFVJM em "Cidade" (Capelinha ou Minas Novas ou Jequitinhonha ou Pedra Azul)
//Justifique a razão do seu pedido.

Envie para a Reitoria ou o CONSU: reitoria@ufvjm.edu.br ou helida@ufvjm.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário