quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A diferença entre a pregação da religião e a comunicação das boas novas da graça de Jesus, o Nazareno (Régis de Souza).

religião prega que mediante as boas obras (santidade) pode-se obter a salvação. A comunicação da graça de Jesus diz que mesmo quando éramos criminosos e estávamos mortos em pecado, Ele nos aceitou em Sua maravilhosa família e nos deu a vida eterna (Ef 2:1).
religião diz que por meio dos ritos “sagrados” (culto ou cerimônia a Deus, músicas, ofertas, dízimos e etc) consegue-se agradar ao Criador. A comunicação da graça redentora iniciada por Cristo mostra-nos que somente por meio de uma vida de doação voluntária ao próximo como prática de amor (Jo 13:34-35) é que se “consegue” tentar agradar ao Senhor de todas as coisas.
religião gosta de pregar sobre a obediência que resulta na benção e a desobediência que resulta na maldição. A comunicação da graça do Filho de Deus fala que o Pai abençoa todas as pessoas, independente de suas obras (Mt 5:45).
religião diz que mediante a vida de alguém se pode pensar sobre se a mesma depois da morte foi para o céu ou inferno. A comunicação do escândalo da graça humildemente se cala ante o tamanho mistério e transfere tal responsabilidade a quem de direito, a saber: o Senhor Deus (Mt 13:30).
religião prega que Deus “habita” no templo e por isso, o mesmo é sagrado. A comunicação da graça de Jesus diz que o homem é o templo (1 Cor 3:16) e dessa feita, precisa de atenção.
religião alegra-se com o aumento dos seus adeptos e dizimistas. A comunicação da graça do Reino de Cristo afirma que o Pai faz festa por somente um pecador que se arrepende (Lc 15:7,10).
religião gosta de pregar sobre o cuidado com a da lei da semeadura (“o que se planta, é o que se colhe”). A comunicação da graça diz que a misericórdia do Senhor é infinita e é por causa dela que não somos consumidos (Lm 3:22; Ef 2:8).
religião costuma fazer seleções de pessoas (as espirituais e as não espirituais) e as privilegiam com seus status ministeriais. A comunicação da graça diz que todos nós somos pecadores e quem acha que não é, é mais um mentiroso (I Jo 1;8).
religioso gaba-se de sua santidade (Lc 18:10-12), já quem é continuamente influenciado pela graça de Deus, sempre se vê como pecador e dependente do Senhor (Rm 7: 24; Lc 18: 13-14).
religião prega que podemos ou não aceitar a Cristo. A comunicação da graça (favor imerecido) diz que a tarefa do chamamento soteriológico “é” feita única e exclusivamente por Deus (Ef 2:1-10).
religioso gosta de apegar-se aos status da vida ministerial (pastor, bispo, apóstolo, missionário, mestre, ungido, “semideus” e etc). Aquele que foi e é influenciado pela graça de Cristo prefere a “qualificação ministerial” do seu Senhor: simplesmente servo (Is 42:1).
religioso gosta dos holofotes, dos aplausos, do reconhecimento do público e até do poder sobre as pessoas. Quem foi e é influenciado pela graça de Cristo, tende a gostar da mesma postura do profeta que preferiu esconder-se para Quem realmente merecia aparecer (Jo 3:30).
religião escraviza os homens com seus dogmas e com suas tradições humanas. A comunicação da graça ensina o homem a ser livre (Jo 8:32).
religião prega sobre a salvação das almas do fogo do inferno. A comunicação da graça do Carpinteiro busca reverter os efeitos da queda sobre todas as pessoas de forma integral (Jo 10:10b).
religião preocupa-se com o perigo do inferno. A comunicação da graça enfatiza sobre a necessidade do relacionamento do filho com o verdadeiro Pai (2 Cor 6:18).
Nunca é tarde para lembrarmos as sábias palavras do apóstolo:
“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês; é um presente de Deus; não de mérito próprio, para que ninguém se glorie na sua salvação” (Ef 2:8-9).
только благодать1
1 Frase “só a graça” em russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário