sábado, 28 de abril de 2012

Processou Deus


Impensável, não é mesmo? Mas aconteceu. Foi na Romênia. Mircea Pavel, 41 anos, processou Deus assim que foi condenado a 20 anos de prisão por assassinato. Sua revolta com o Criador tem uma explicação coerente, pelo menos é o que ele pensa. Segundo alegação de Mircea, quando ele foi batizado, Deus prometeu protegê-lo do diabo. O crime que o levou para prisão foi uma clara obra do demônio, garante. Portanto, na lógica de Pavel, Deus não cumpriu a parte que lhe cabia no acordo da época do batismo.Como escrevi no início, diante do impensável, em 2011 a corte decidiu que o processo estava fora de sua jurisdição. Ufa!
Pobre Mircea Pavel. Pobres seres humanos. Falidos e falindo a muitos, ainda querem colocar a culpa no diabo e processar Deus por faltar com Sua palavra. Muitos riram desta notícia, dado os absurdos que a cercam. Porém muitos, infelizmente, cultivam o mesmo pensamento do romeno.
São poucos dispostos a confessar e assumir culpas. Não raro ouvimos explicações sobre pecados, roubadas e pisadas de bola que atribuem culpas e responsabilidades ao diabo. Rotineiramente também ouvimos sentenças revoltosas e inconformadas com o silêncio de Deus, com questionamentos sobre o porque de Deus não agir, intervir ou ajudar.
Exatamente assim estão muitos corações, em litígio com o Senhor Deus. Litígio que só aparece quando as desgraças já tomaram forma. Antes, quando ainda se vive os momentos de escolher bem ou mal, de cair ou não em determinadas tentações, de obedecer ou não os estatutos e as regras daquilo que é certo, de dirigir ou não embriagado, de trair ou não a família, enfim, antes das desgraças se consumarem a maioria só quer saber de curtir e achar graça em coisas que não têm a menor graça.
Sobre Deus, bem, sobre Deus nada pensam. Nem consideram, nem lembram, nem ponderam, nem respeitam. Deus, quando tudo caminha aparentemente bem, simplesmente é ignorado, transformando-se apenas num ícone pop.
Afinal é chic, para quem não se considera ateu, crer em alguma coisa, ou força, ou energia. Enfim, crer em qualquer coisa, ou até mesmo crer em Deus, só que de qualquer jeito.
Não caia nessa. Tribunais terrenos e corações humanos são jurisdições incompetentes para pretender qualquer processo contra Deus. Mude, e tudo muda. Perdoe, ajude, suporte, humilhe-se. Volte-se, enquanto existe tempo, para a prática e obediência da palavra de Deus. Temos sofrido por falhas e escolhas nossas. O resto é bizarrice, quando muito, o resto não passa de meras desculpas de pecadores pretensiosos que querem transformar Deus em réu, quando desde o Éden, réus somos eu e você.
Paz!

Por Edmilson Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário