quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Oração pelos mortos, uma prática antibíblica



No dia 2 de novembro se celebra o culto aos mortos ou o dia de Finados, data em que os católicos rezam para os defuntos nos cemitérios, relembrando e/ou mesmo crendo que se houver alguma alma no purgatório, ela será salva.
Esta data teve início a partir do ano 998 d.C. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados ou dia dos mortos para a Igreja Católica.
Sabe-se ainda que deste século 11 os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX “obrigaram a comunidade a dedicar um dia por ano pelos mortos”.

Mais de um século após instituir o “Dia de Todos os Santos” (1 de novembro), a Igreja Católica, através da sua Abadia de Cluny, na França, determinou que o melhor dia para se comemorar o “Dia dos Mortos” era logo após o “Dia de Todos os Santos”. Assim, ficou estabelecido o “Dia de Finados” no dia 2 de novembro. Para a Igreja Católica, a noite de “Halloween”, o “Dia de Todos os Santos” e o “Dia de Finados” são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o “cristianismo” e o paganismo andarem de mãos dadas! (Site: CHAMADA).
O ponto que os católicos usam para afirmar esta doutrina errônea* é a passagem de II Macabeus 12:44: porque se ele não esperasse que os mortos haviam de ressuscitar, seria uma coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Mas este livro não tem inspiração divina, sendo apócrifo, não tem autoridade como Escritura. Tanto é que II Macabeus não faz parte do nosso cânon, porque não o faz também para o cânon hebraico.
Tem apoio bíblico esta tradição de orar-se pelos mortos? Como o cristão deve posicionar-se diante disto? Não há apoio bíblico quanto a orar pelos mortos, morreu, segue-se o juízo, nada mais fará efeito no mundo espiritual quando a pessoa ora ou deixa de orar, porque ao morrer fisicamente, o referido finado já está destinado ou ao inferno ou ao céu (Vida Eterna). Vejamos o que a Bíblia diz no livro de Hebreus: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27).
O homem jamais reencarnará, jamais viverá novamente a terra, após a morte física (Hb 9:27). O homem é composto de espírito, alma e corpo (I Ts 5:23). O espírito e alma como já foi supracitado, está destinado para todo o sempre, ou seja, a eternidade no inferno ou no céu, já o corpo físico como diz a Bíblia que veio do pó, ao pó voltará que a terra (Gn 3:19; Ec 3:20) e não mais existirá este corpo físico, mas sim um corpo espiritual na eternidade que é diferente (I Co 15:44), daí afirmar que oração, reza, nada mudará o destino de tudo isto (Hb 9:27). Por isto, a salvação ou perdição humana se dará enquanto tivermos vida aqui na terra.
Por Joaquim de Andrade
Imagem: Reprodução Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário